veja como aumentar a segurança da sua casa

Como aumentar a segurança da sua casa? Veja 5 estratégias importantes

Decoração de casa tende a ser um assunto divertido a se pensar, que envolve toda a família. Independentemente de você ter acabado de se mudar ou se reside no mesmo local há anos, uma coisa é certa: transmitir sua individualidade por meio das formas como você adorna seu espaço tende a ser uma atividade prazerosa. 

Talvez por isso, as precauções com a segurança da sua casa às vezes assumem um local secundário na mente. Com o grande número de informações disponíveis, a missão pode parecer especialmente complicada. Mas não podemos nos esquecer de adotar algumas estratégias para manter nossa seguridade e daqueles à nossa volta. 

Para ajudar nesse sentido, vamos apresentar, a seguir, 5 dicas rápidas que podem ser úteis para aumentar a segurança da sua casa.

1. Cheque o perímetro da sua propriedade

Garanta que suas portas e janelas sejam difíceis de acessar. Geralmente, intrusos procuram vulnerabilidades óbvias e pontos de entrada abertos chamam a atenção de olhos atentos. É uma boa prática manter a porta trancada mesmo que você esteja em casa. Caso você vá se ausentar, assegure-se também que as janelas estejam corretamente fechadas.

2. Detector de movimentos

Essa tecnologia consiste no uso de sensores capazes de captar movimentos próximos, tornando-se uma ferramenta de grande assistência para os sistemas de segurança modernos. Ao detectar moções nas redondezas, o sensor envia uma notificação diretamente para o telefone do residente, alertando sobre a situação.

Dessa forma, você pode ficar informado sobre a presença de intrusos em sua propriedade, assim como ativar luzes automatizadas que têm como objetivo causar a impressão de ocupação na residência, colocando o invasor em situação de exposição, aumentando a probabilidade de retirada do domicílio.

3. Use a tecnologia a seu favor

Com o avanço tecnológico, surgem também soluções que podem ser úteis para a segurança da sua casa. Elas permitem restringir o acesso à sua propriedade e também o controle remoto da propriedade.

As câmeras de segurança, por exemplo, hoje em dia podem ser acompanhadas por meio do seu smartphone. Logo, você pode visualizar as áreas do imóvel mesmo se estiver viajando ou no trabalho, o que garante muito mais tranquilidade.

O interfone e a fechadura digital são aparelhos que ajudam a controlar a entrada de pessoas. Com o interfone, você pode identificar visitantes antes de abrir a porta, evitando ciladas. Já a fechadura inteligente permite cadastrar as pessoas da sua casa, que têm acesso por uma senha ou pela biometria.

4. Instale um portão automático

Quem mora em casa pode ser surpreendido enquanto abre o portão para estacionar o carro, ainda que leve apenas poucos minutos. Por isso, para aumentar a segurança da sua casa, o ideal é instalar um portão automático. Acionado por controle remoto, ele se abre em poucos segundos, reduzindo o tempo de estacionamento. 

5. Valorize a segurança digital

A segurança nem sempre se limita ao aspecto físico. Cuidar da sua preservação virtual tornou-se uma necessidade iminente na vida hiperconectada que temos hoje. Nossos hábitos digitais podem impactar diversos aspectos do nosso cotidiano.

Se você tem uma conexão de internet sem fio, independentemente do seu raio de cobertura, é necessário contar com configurações que mantenham sua rede fechada. Tenha em mente que sua rede de acesso contém suas informações pessoais e financeiras armazenadas em seu banco de memórias.

Uma conexão aberta é equivalente a uma porta destrancada. Intrusos com determinadas habilidades podem roubar ou destruir informações importantes. É indicado a utilização de incrementação WPA (Wi-fi Protected Access), que configura uma camada extra de proteção, provendo acesso protegido a sua rede Wi-fi.

Proteger sua casa não precisa ser uma atividade difícil. Use nossas dicas para começar! Seja proativo e identifique quais estratégias são uma prioridade para você, quais ações são mais acessíveis considerando o seu cotidiano e faça um plano para adotar as demais (e outras que você achar importantes!) no seu tempo.

Cada ação, por menor que possa parecer, já configura por si só certa atenção a situações de risco e te auxilia a manter você e seus entes queridos seguros. Fique atento para potenciais riscos de segurança física e não esqueça das vulnerabilidades virtuais, certo?

Agora que você já conheceu as estratégias para aumentar a segurança da sua casa que usa com frequência, continue de olho no nosso blog para receber mais dicas úteis!

 

Conteúdo relacionado