papel-do-arquiteto

Qual o papel do arquiteto na construção de um imóvel?

Falar sobre a construção civil é falar sobre segurança e conforto. Nesse contexto, o papel do arquiteto é o de um profissional que será responsável por tornar as edificações mais belas, funcionais e com um bom custo-benefício para as construtoras. Podemos ver de longe quando há um toque especial dos arquitetos em uma obra finalizada e até mesmo no projeto.

A construção de um imóvel, entretanto, envolve diversos outros profissionais e o papel do arquiteto, para quem observa de fora, pode não ser tão claro. Por isso, trouxemos aqui todas as vantagens e razões pelas quais alguém especializado em arquitetura pode trazer para um empreendimento. Quer saber quais são? Descubra agora! 

Coordenação das obras

Quando abordamos as funções do arquiteto na construção, podemos incluir dentre as facetas desse profissional a coordenação das obras. Como um maestro, é esse profissional quem vai reger as demais equipes, trabalhando em conjunto com os outros e fazendo a supervisão de todas as etapas.

O engenheiro deve garantir a segurança e toda a parte técnica da edificação de um imóvel, garantindo a segurança estrutural. Já o arquiteto deve estipular o tipo de matéria-prima a ser aplicada na obra, os tons de cores, luzes e a funcionalidade das instalações.

Projeto

Tudo na vida possui início, meio e fim. Dentro da construção de um imóvel, um item estará presente em todas as fases e é um papel do arquiteto elaborá-lo: o projeto. Ele engloba os anseios da construtora, do público demográfico do empreendimento, a viabilidade da obra, plantas, orçamentos, documentações necessárias e a previsão de conclusão de cada etapa.

É responsabilidade do arquiteto porque, enquanto regente da obra, ele deverá estar por dentro de tudo que acontece no local de construção, uma vez que estudou para isso. A partir do projeto podem ser feitas, inclusive, as projeções físicas, como maquetes e reproduções em tamanho real do imóvel.

Estética e funcionalidade

Pense nos maiores arquitetos que já existiram. Cada um possuía seu estilo próprio, sua razão e sua inspiração, mas todos não deixaram de lado o fundamental papel do arquiteto: construir obras funcionais, sem deixar de ser estonteantes.

Mesmo uma construção que pareça inovadora e que fuja do tradicional precisa atender às necessidades de quem vai ocupar o imóvel. Faz parte do trabalho do arquiteto garantir que a beleza se sobressaia sem sacrificar o meio ambiente ou o dia a dia dos ocupantes do espaço.

Interdisciplinaridade

Não é à toa que os arquitetos passam tantos anos nas universidades. Eles precisam dar conta de diversos aspectos e áreas de estudo pertinentes à realização do seu trabalho diário. 

História, economia, sociologia, geometria, design e tecnologias são apenas alguns dos campos teóricos envolvidos na construção de um imóvel de qualidade. Há espaço de sobra para a criatividade, mas nada que um profissional da arquitetura fizer será sem fundamentos, literal e simbolicamente falando.

Planejamento urbano

Parte do papel do arquiteto é contribuir para uma sociedade mais justa e um mundo melhor para todos. De tal modo, esse profissional precisa criar projetos, supervisionar obras, erguer belos imóveis funcionais e de respeitar diversas áreas de conhecimento levando em conta o que é melhor também para o planejamento urbano da cidade em que eles se encontram.

O arquiteto não deve apenas executar o que lhe mandam, mas ter senso crítico e prezar a sua própria reputação e a preservação do meio ambiente em que você vive. Somente assim seu trabalho será reconhecido e respeitado por todos.

Precisa saber mais sobre o universo imobiliário? Então, leia outros artigos interessantes do nosso blog clicando aqui. Temos dicas sobre construção, investimento e curiosidades sobre outros profissionais da área.

Conteúdo relacionado