mercado-imobiliario-em-alagoas

Mercado imobiliário em Alagoas: 4 previsões para 2023

Um novo ano está chegando e, com ele, novas tendências para o mercado imobiliário em Alagoas já estão ficando cada vez mais claras para os especialistas. As incorporadoras, corretoras de imóveis, investidores e o público vêm observando movimentações no final de 2022 que devem causar reverberações e se fortalecer em 2023.

Está interessado em investir em imóveis ou trabalha na área? Então, confira a seguir as 4 previsões para o mercado imobiliário em Alagoas no ano de 2023. A melhor forma de estar pronto é se informar, por isso trouxemos todos os prognósticos prováveis para você. Descubra!

1. Procura por imóveis na internet predomina

O acesso à internet está se democratizando cada vez mais e um dos aspectos do mercado imobiliário em Alagoas que tende a ganhar nova força é o de buscadores de imóveis online. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou, em maio de 2022, que existem 242 milhões de smartphones em uso no Brasil, número maior do que os 214 milhões de habitantes do país.

Com isso, além do fluxo de internautas navegando pelos aplicativos e sites de busca de imóveis, o setor deve começar a investir em novos recursos para atrair os usuários. Além das tradicionais fotos, vídeos, projeções 3D e em realidade virtual devem começar a ser o padrão no mercado imobiliário em Alagoas para atender um público cada vez mais hiperconectado.

2. Aumento do valor dos imóveis

A inflação crescente que assola o dia a dia dos brasileiros, mesmo após a eleição, não conseguiu ser revertida e nem deverá se retrair tão cedo. O mercado imobiliário em Alagoas, por conta disso, deve ver um inevitável aumento no valor absoluto dos seus imóveis.

Em 2022, enquanto as moradias populares tiveram papel fundamental na expansão da construção civil e do mercado imobiliário em Alagoas e no Brasil, os imóveis de luxo e alto padrão encontraram um novo fôlego. O setor intermediário da chamada classe média é quem deverá sentir o peso dos valores cobrados por imóveis em 2023.

3. Fluxo migratório crescente

O aumento dos preços dos imóveis no mercado imobiliário em Alagoas obrigará grande parcela dos alagoanos a realizarem movimentos de migração em maior volume no ano de 2023. O Datafolha divulgou um estudo que fortalece a previsão: 33% dos brasileiros pretendem mudar de casa até 2023, e a chegada do novo ano deverá consolidar esse prognóstico. 

A principal tendência é a de redução do padrão de vida, motivada também pela inflação dos itens básicos de sobrevivência do brasileiro médio. De tal modo, o mercado imobiliário em Alagoas deverá ver mais pessoas mudando de casas maiores para menores, de bairros nobres para bairros mais populares e até dos grandes centros para as regiões metropolitanas. 

4. Coworking e work from home em alta

A pandemia do novo coronavírus só chegou ao Brasil em 2020, mas o SARS-CoV-2 trouxe consigo, além da Covid-19 e milhões de mortes ao redor do planeta, novos hábitos. A grande mudança de comportamento, evolução humana e superação de crises não veio, mas o trabalho remoto se mostrou possível, viável e preferível para aqueles que vivenciaram o isolamento.

Por isso, as tendências de 2023 para o mercado imobiliário em Alagoas não deixam de incluir, também, a consolidação do work from home e dos espaços de coworking. Os novos empreendimentos lançados e entregues deverão contar com estruturas compartilhadas ou privadas de trabalho para os moradores dos imóveis.

E se você pretende continuar por dentro de tudo que diz respeito ao mercado imobiliário em Alagoas durante o ano de 2023, siga nosso Instagram e acompanhe nosso blog!

Conteúdo relacionado