Melhor horar para comprar uma casa própria

4 sinais que indicam o momento de comprar uma casa própria

Comprar um imóvel requer um bom investimento financeiro. Por esse motivo, trata-se de uma decisão que precisa ser tomada com calma, no momento certo. Mas como saber se o momento certo de comprar uma casa própria chegou? Bem, existem alguns sinais que você pode observar e que indicam um bom momento. E é sobre eles que falaremos aqui.

Então, se você quer saber se este é o seu momento de comprar uma casa própria, continue com a gente. Abaixo, apresentamos alguns indicativos!

1. Estabilidade financeira para comprar uma casa própria

Como falamos acima, comprar um imóvel requer um bom investimento financeiro. Portanto, o ideal é que, nesse momento, você se encontre estável financeiramente. Isso quer dizer que estar em um bom momento da carreira profissional, com um emprego estável e com boas possibilidades futuras, é um ótimo sinal para fazer o investimento na casa própria. 

Pois, assim, no caso de você optar por um financiamento, por exemplo, não precisará se preocupar se conseguirá arcar ou não com o compromisso das parcelas. A estabilidade profissional e financeira trará essa segurança. 

2. Vontade de ter o próprio espaço

Um outro bom sinal é a sua vontade, o desejo que você tem de ter o seu próprio espaço. E quando falamos sobre querer ter o próprio espaço não nos referimos apenas a querer sair da casa dos pais, ou de um local dividido com amigos, para ir morar só ou com a família que você constituirá. Referimo-nos também a desejar um local que será seu no papel, que fará parte do seu patrimônio, que você poderá reformar, caso queira, e deixar do jeito que sempre sonhou.

3. Uma boa oportunidade de compra

Agora vamos presumir que você tem bastante vontade de comprar o seu imóvel e também possui condições financeiras para isso, o que falta então para chegar a conclusão de que o momento certo da aquisição chegou? A resposta para essa pergunta pode ser “uma boa oportunidade de compra”. 

Afinal, não basta ter os dois requisitos anteriores. É importante também sentir a segurança de estar fazendo a escolha certa. Ou seja, a confiança de que você encontrou o imóvel “ideal”, com um bom potencial de valorização, uma boa localização, uma estrutura que atende às suas principais exigências e dentro das suas possibilidades financeiras. 

Então, se você encontrou uma ótima oportunidade de negócio, com boas condições de pagamento e dentro do seu perfil de compra, esse é um excelente sinal de que o momento da aquisição chegou. 

4. Necessidade de investimento

Tem uma quantia considerável de dinheiro para investir? Adquirir um imóvel é uma ótima forma de assegurar o patrimônio e ainda obter lucro a médio/longo prazo. 

Por se tratar de um bem que geralmente se valoriza com o passar do tempo, o dinheiro aplicado na aquisição da propriedade passará a valer mais ao longo dos anos. Um benefício que precisa ser levado em conta. 

Agora que você já sabe para quais sinais deve se atentar, que tal descobrir como comprar imóvel pela Caixa Econômica Federal? Fizemos um post sobre esse assunto. Para conferir, basta clicar aqui. 

 

Conteúdo relacionado