Homem segurando miniatura de casa

Comprar imóvel pela Caixa: confira um checklist do que você precisa

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. E para conseguir realizar esse sonho, várias pessoas optam por comprar imóvel pela Caixa Econômica Federal. Afinal, trata-se de uma boa opção para quem não tem condições de adquirir uma propriedade à vista. 

Foi pensando nisso que decidimos trazer aqui uma checklist do que você precisa providenciar caso deseje comprar imóvel por essa instituição. Então, se quiser saber mais, é só continuar aqui e conferir as informações logo abaixo. 

Como comprar imóvel pela Caixa? 

Se você já se decidiu pela Caixa para a realização do seu financiamento imobiliário, os próximos passos que você deverá seguir são: passar por uma análise de crédito e validar o imóvel no departamento de engenharia do banco para poder assinar o contrato.

Para ter uma noção prévia do valor de suas prestações e do prazo de seu contrato é só utilizar o simulador habitacional. Ele fica disponível no site da instituição e, por meio dele, você poderá receber uma análise do seu perfil, com as condições do financiamento. Basta preencher um formulário on-line.

Depois desse momento, é hora de providenciar a documentação necessária para passar pela análise de crédito e dar seguimento ao processo, chegando mais perto da realização do sonho da residência própria. A documentação pode ser apresentada para os correspondentes bancários ou para o gerente na agência. 

Passado o momento da análise de crédito, como mencionado, o próximo passo será a análise de engenharia. Essa etapa serve para avaliar o imóvel desde a estrutura até seu valor de venda. 

Com o término dessa etapa, o próximo passo já é a assinatura do contrato e, depois, o pagamento das prestações. Lembrando que para que o crédito seja liberado, o contrato deve ser registrado no cartório de imóveis. 

Qual documentação providenciar?

De acordo com as informações disponibilizadas pelo site da Caixa, segue abaixo a documentação básica necessária para a solicitação de crédito.

Documentação do comprador: 

  • documento oficial de identificação;
  • comprovante de renda atualizado;
  • última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal (caso o FGTS vá ser utilizado na compra);
  • Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS (caso o FGTS vá ser utilizado na compra).

Documentação do imóvel: 

  • Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula.

Documentação do vendedor (pessoa física):

  • documento oficial de identificação; 
  • comprovante de estado civil.

Documentação do vendedor (pessoa jurídica):

  • documento oficial de identificação do representante legal;
  • documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão Simplificada da Junta Comercial (caso seja Empresa Ltda. ou Firma Individual);
  • Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial (caso seja Sociedade Anônima).

Segundo o site da instituição, essa é a documentação básica para a solicitação de crédito. Mas se você é comprador, sugerimos que providencie não só os documentos que informamos acima como também o CPF, o comprovante de estado civil e o comprovante de endereço.

Esperamos que essas informações sejam de grande ajuda para você e a realização do seu sonho. Se quiser ler mais dicas ou notícias sobre o mercado imobiliário, é só continuar nos acompanhando por aqui

Conteúdo relacionado