Comprar para alugar - corretor apresentando imóvel

Comprar para alugar: 4 dicas para escolher o imóvel certo e investir

Quem investe em imóveis sabe que comprar para alugar é a prática mais recorrente, já que permite obter uma renda mensal. Mas, para que essa compra seja bem-sucedida, é necessário escolher o imóvel certo. Ou seja, é preciso escolher aquele que atende aos propósitos desejados para ele. Dessa forma, você poderá ter mais segurança de que o seu investimento valerá a pena. 

Através deste texto nós vamos te dar algumas dicas de como se preparar para tomar a decisão mais acertada, considerando as particularidades do mercado imobiliário e do imóvel que você pretende adquirir. Então, quer saber mais? Vem com a gente e confira logo abaixo! 

1. Escolha bons profissionais para te auxiliar na compra

Essa dica é voltada principalmente para quem ainda não tem muita experiência com o mercado de imóveis. Se for o seu caso, vale a pena considerar a contratação de um bom agente imobiliário ou empresa da área. 

Afinal, um bom profissional do ramo poderá lhe orientar com relação à aquisição do imóvel, direcionando para a melhor opção, de acordo com as suas possibilidades e com o objetivo que você pretende atingir. Sendo assim, considere esse tipo de contratação. Ela se revela um ótimo investimento quando a pessoa contratada é experiente e de confiança. 

2. Antes de comprar para alugar, analise os custos

Para analisar se os lucros compensarão os gastos e, consequentemente, se o investimento será vantajoso, é necessário se planejar financeiramente colocando todos os custos no papel. Por isso, nossa recomendação é para que você considere todos os gastos que precisará ter com um imóvel, antes de adquiri-lo. 

Por exemplo, você precisará fazer alguma reforma na propriedade? Vai pagar condomínio? Quanto custará o condomínio? Quanto você precisará desembolsar com documentação? Tudo isso precisa ser colocado no papel para que você possa analisar o quão proveitoso ou não o investimento será para você.  

3. Pense no perfil de locatário que você deseja alcançar

Para que você defina algumas características do imóvel que você deseja comprar para alugar, é importante pensar no perfil de locatário que você deseja atingir. Isso porque o tipo de imóvel que interessa uma família com quatros pessoas não costuma ser do mesmo tipo que interessa um jovem solteiro que está saindo agora da casa dos pais. 

Sendo assim, é importante pensar em para quem você deseja alugar o imóvel antes de definir algumas características dele, como o tipo de propriedade, o número de quartos e a localização. E, claro, depois de fazer isso, avalie a estrutura do imóvel em si. 

Afinal, independentemente do perfil que você deseja alcançar, para que se trate de um bom investimento, é preciso que a propriedade ofereça uma boa estrutura e um bom potencial de valorização. 

4. Ao comprar para alugar, avalie a taxa de vacância do imóvel

Todo investimento requer uma certa cautela. Trata-se de um cuidado necessário para evitar que erros aconteçam. Considerando isso, quando falamos de comprar para alugar, é importante pensar na taxa de vacância do imóvel, ou, já explicando, no risco do imóvel ficar desocupado. 

Sendo assim, para que seu imóvel não fique desocupado por muito tempo, avalie a taxa de vacância dele antes de realizar a aquisição. Isso pode ser feito por meio das consultorias imobiliárias, que fornecerão os dados necessários. 

Assim como, através de pesquisas que você pode fazer sobre como é a procura por imóveis na região que você deseja e considerando o tipo de locatário que você quer atingir.

Gostou de nossas dicas para quem quer comprar para alugar? Se sim, você também poderá gostar de saber sobre quanto um imóvel valoriza por ano. Para saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui! E continue nos acompanhando para receber mais dicas sobre imóveis.

Conteúdo relacionado