Entenda quando um imóvel valoriza por ano

Quanto um imóvel valoriza por ano? Entenda!

Não é novidade que imóveis são excelentes objetos de investimento. Quando fazemos uma escolha cuidadosa, os imóveis tendem a aumentar seu valor com o tempo. Além disso, podem ser postos para aluguel e servir como fonte de renda mensal. Mesmo assim, muitas pessoas podem se perguntar quanto um imóvel valoriza por ano, antes de apostar nesse setor.

Para você entender mais sobre o assunto, enumeramos abaixo alguns fatores que influenciam na valorização do seu imóvel. Confira!

 

Impostos

A cotação dos impostos atua diretamente sobre a valorização do seu imóvel. Por exemplo, o Imposto Geral de Preços Mercado (IGP-M) define o percentual de reajuste anual dos aluguéis, número muito importante para quem pretende investir no setor imobiliário. Em dezembro de 2020, o índice ficou acumulado em 23,14%

Já para quem pretende começar a investir, é importante ficar de olho na Selic. Também conhecida como juros básicos, ela é usada pelos bancos como base para definir suas taxas de operação. 

Sendo assim, quando a Selic está em alta, as tarifas de financiamento também sobem, aumentando o valor final dos imóveis. Por causa disso, é um excelente momento para vendas. Em contrapartida, quando a taxa apresenta quedas, você tem o melhor cenário para solicitar financiamentos ou empréstimos.

 

Localização

O local onde seu imóvel está situado tem forte influência sobre seu valor de venda e de aluguel. Por isso, antes de fechar negócio, você deve avaliar bem a vizinhança para identificar os serviços oferecidos no entorno, condições de transporte e questões relativas à segurança e à infraestrutura.

Além dos atrativos já existentes, você também pode ficar de olho no potencial de crescimento da região. Em Maceió, por exemplo, a duplicação da AL 101 Norte deve ter como consequência um maior investimento econômico nos bairros do Litoral Norte, provocando uma valorização dos imóveis da região. Por isso, pode ser um excelente local para quem pode fazer investimentos a longo prazo.

 

Atrativos

Além da vizinhança, as atratividades do seu próprio imóvel podem ser definidoras para sua valorização ou desvalorização no mercado. Em geral, o público dá preferência a casas e apartamentos com posicionamento nascente, com boa ventilação e aproveitamento da luz natural. Cômodos amplos também são um diferencial.

Um outro aspecto que você deve considerar é fazer melhorias antes de colocar para aluguel ou venda. Perceba que um imóvel antigo tende a aumentar seu valor quando passa por reformas, motivo pelo qual vale a pena arcar com essas despesas.

O condomínio também entra como fator neste quesito. Hoje em dia, as pessoas procuram viver em edifícios que oferecem uma boa estrutura de lazer, com atrativos para adultos e para crianças. Além disso, também podem ser ofertados serviços que ajudam a otimizar a rotina, como sala de estudos ou co-working. 

 

Documentação

Manter seu imóvel com a documentação regularizada é um excelente caminho para a valorização. Por isso, mantenha todas as contas em dia e verifique a situação perante a prefeitura. Tenha em mente que imóveis com dívidas ou sob disputa judicial tendem a perder valor, já que são mais difíceis de lidar.

Agora que você já sabe como ter uma previsão sobre quanto um imóvel valoriza por ano, que tal ficar por dentro de mais informações sobre o mercado imobiliário? Assine nossa newsletter agora mesmo.

Conteúdo relacionado