igp-m imóveis

IGP-M: o que é e como ele impacta no preço dos imóveis

Se você é do tipo de pessoa que faz pesquisa de mercado antes de comprar um produto, já deve saber que os preços podem variar muito ao longo do tempo. No entanto, pode parecer que não exista uma lógica por trás dessa variação, não é mesmo? Pois saiba que não é bem assim. Afinal, existem índices que influenciam na determinação dos preços, como é o caso do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Para entender melhor como funciona o IGP-M e como ele impacta sobre o mercado imobiliário, continue lendo nosso post!

 

Como o IGP-M funciona?

Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-M é um índice de mercado que serve como norteador para a definição de preços. Ele é formado por outros três índices (IPA-M, IPC-M e INCC-M), que trazem informações sobre bens de consumo pessoal, matérias-primas vendidas no atacado e materiais de construção.

Assim, vemos que o IGP-M é obtido por meio do monitoramento do preço de produtos variados que fazem parte do cotidiano, desde os bens de produção utilizados na indústria até serviços de consumidor final, como transporte ou lazer. Além disso, também entram no cálculo os preços de alimentos, vestuário, remédios, entre outros produtos.

Por ser feito através de um monitoramento amplo, o IGP-M permite identificar como a taxa de inflação impacta a população brasileira em geral, sem fazer distinção de classe ou de acesso ao consumo. Por isso, é fundamental para determinar a flutuação de preços.

 

Como ele age sobre o mercado imobiliário?

Pode parecer estranho que um índice tão volátil e voltado para o mercado tenha impacto sobre os imóveis, já que não costumamos olhar para eles como produtos de forma imediata. No entanto, fique ciente de que o IGP-M tem grande influência sobre o preço final de um imóvel, seja na hora de comprar ou alugar.

Quando você realiza um financiamento diretamente com a construtora, por exemplo, o IGP-M é utilizado como módulo de reajuste. Assim, além dos juros fixos que você paga mensalmente ou anualmente, também incidirá sobre sua compra o índice. Esse, por sua vez, pode ser pago parcelado ou o valor acumulado, a cada 12 meses. É importante destacar que isso vale apenas para imóveis prontos, nunca para aqueles que ainda estão em construção.

No caso dos aluguéis, o IGP-M acumulado ao longo do ano pode servir como base para definir o reajuste. Vale ressaltar, no entanto, que isso não significa necessariamente um aumento. Caso o índice se mantenha negativo ao longo de muitos meses, ele pode indicar uma diminuição do valor.

Como você acabou de ver, o preços final dos imóveis podem sofrer aumento ou redução a depender da inflação e as parcelas de um financiamento podem variar a depender do IGP-M. Por isso, um bom comprador deve conhecer os índices que interferem sobre o mercado imobiliário para garantir que está fazendo um bom negócio.

E agora que você já sabe como o mercado de imóveis é influenciado pelo IGP-M, que tal começar a pesquisar seu imóvel desde já? Acompanhe as ofertas e aproveite quando elas couberem no seu bolso!

Conteúdo relacionado