selic-a-2%-impacto

Selic a 2%: entenda como isso impacta o mercado imobiliário

No começo de agosto, o mercado financeiro foi impactado pela notícia da queda da taxa Selic a 2%. Esse foi o menor percentual que a taxa já atingiu na história e a novidade afeta todos os setores da economia, já que influencia na definição de preços e taxas de juros. 

Para entender melhor o funcionamento da taxa Selic e como ela pode influenciar o mercado imobiliário nos próximos meses, continue lendo este post!

 

O que é a taxa Selic?

Antes de partirmos para a situação do mercado imobiliário, é necessário entender o que é e como funciona a taxa Selic. A sigla significa “Sistema Especial de Liquidação e Custódia” e se refere a um sistema informatizado criado pelo Banco Central para gestão de títulos públicos.

Os títulos, por sua vez, são comprados pelos bancos e, por isso, a taxa tem influência direta sobre as tarifas cobradas em operações bancárias. Por causa disso, ela é entendida como “juros básicos”, pois servem como base para definir outras transações.

Com isso, afirma-se que momentos de queda da Selic são perfeitos para quem quer fazer um empréstimo ou um financiamento. Os momentos de alta, por sua vez, são ótimos para quem faz investimentos no mercado financeiro, já que os rendimentos crescem junto com a taxa. 

 

Como a taxa Selic a 2% afeta o mercado imobiliário?

Acima, nós mostramos que a taxa Selic atingiu o seu menor percentual na história e que uma queda representa a diminuição nos juros cobrados pelos bancos para empréstimos e financiamentos. Dessa forma, podemos considerar que este é o momento mais favorável para quem está pensando em investir no mercado imobiliário ou realizar o sonho da casa própria.

Como já sabemos, o financiamento de um imóvel é um investimento a longo prazo que está sob a influência das taxas de juros anuais, as quais são variáveis. É por esse motivo que as prestações têm valor alterado ao longo do tempo.

Com as previsões dos economistas de que a taxa Selic deve se manter a 2% pelo menos até o final de 2021, o comprador pode ter mais segurança ao fechar seu negócio. Afinal, a tendência de que os juros se mantenham em baixa dá mais segurança para realizar o parcelamento sem medo de comprometer o orçamento doméstico.

É importante ressaltar que quem tem o dinheiro em mãos e pretende fazer a compra à vista também pode ser beneficiado. Afinal, a redução na taxa também implica na diminuição dos preços. Por isso, fique de olho nas ofertas que devem surgir em breve!

Como você acabou de ver, a queda da taxa Selic representa um excelente momento para quem está planejando comprar um imóvel. Isso vale para morar ou para investir, já que os juros e os preços estão em baixa. 

E agora que você já sabe como a taxa Selic a 2% pode ser favorável para quem quer investir no mercado imobiliário, que tal começar a se planejar para aproveitar a oportunidade? Acesse nosso Festival Online e confira ofertas incríveis de imóveis!

Conteúdo relacionado