imagem da orla de Maceió

Mercado imobiliário em Alagoas cresce 8,4% durante a pandemia

Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, no ano passado, algumas preocupações começaram a surgir. Entre elas, o impacto que isso traria para setores econômicos como o da construção civil. 

Dessa forma, o mercado imobiliário em Alagoas apresentou seus receios. No entanto, acabou sendo surpreendido por um crescimento de 8,4%. Um cenário bastante positivo quando se considera o contexto atual. 

Contrariedades do cenário

O mais impressionante ao olhar esse crescimento no mercado imobiliário em Alagoas são as contrariedades trazidas pelo cenário pandêmico. Além da impossibilidade de realizar eventos presenciais por um bom tempo, por exemplo, o setor também precisou lidar com o aumento dos preços dos materiais de construção. Dois fatores que poderiam prejudicar consideravelmente os resultados da área. 

Porém, apesar de qualquer previsão desanimadora, o que aconteceu foi o que citamos acima: um crescimento de 8,4%. Um dado de comparação das vendas realizadas no ano de 2020 em relação ao ano de 2019. Informação que foi passada pelo presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), Judson Uchôa, para o Tribuna Hoje

Mercado imobiliário em Alagoas: vendas dispararam em 2020

Esclarecer algumas variantes relativas ao contexto do aumento da venda de imóveis durante a pandemia é pertinente. Isso porque o aumento do preço dos materiais de construção é o principal deles. Foi ele que fez, em parte, o mercado disparar, visto que esse aumento será repassado em algum momento para o consumidor.

Ainda segundo o presidente da Ademi-AL, o aumento do preço dos materiais de construção chegou a 70%, em alguns casos. Por isso, todos os estímulos econômicos ofertados no ano passado, como a queda da taxa Selic, podem ser ainda melhor aproveitados enquanto o valor de mercado dos imóveis não chega aos novos empreendimentos.

Isso fez com que os pedidos se acumulassem, ocasionando a falta de vários insumos. E com o aumento do preço dos materiais não dá para esperar que não ocorra também um aumento no preço dos imóveis. 

Mercado imobiliário em Alagoas: previsões positivas

De acordo com agentes do setor imobiliário, um dos motivos pelo quais houve crescimento, apesar do cenário desanimador, foi a preparação antecipada ao momento que viria. Um exemplo disso foi que diversas construtoras passaram a investir mais no universo digital, buscando inovar e driblar o cenário. 

Assim, não foi necessário interromper completamente as atividades, uma vez que o meio online oferece diversas possibilidades de interação e divulgação. 

Além disso, com a pandemia, outras necessidades surgiram. Por exemplo, muitas pessoas passaram a considerar se mudar para lugares maiores ou mais afastados das áreas mais urbanizadas, para desfrutar de um contato maior com a natureza. Algo que também foi mais possibilitado graças ao home office. E essas mudanças, de certa forma, acabaram também por movimentar o mercado. 

Por fim, o que pode ser dito é que Maceió está se consolidando como um dos destinos favoritos para quem investe em imóveis. Uma prova disso é que em 2019 a capital alagoana foi eleita pela revista Forbes como uma das quatro melhores cidades do mundo para comprar um imóvel. E com esse crescimento gradual, não há como discordar disso. 

Gostou deste texto e quer saber mais sobre o mercado imobiliário em Alagoas? Continue nos acompanhando por aqui e receba as informações que estamos sempre trazendo para você. Aproveite!

Conteúdo relacionado