Trabalhadores de máscara

Práticas de segurança durante a pandemia preservam a saúde dos trabalhadores da construção civil

Em meio à pandemia da Covid-19, uma das preocupações que se fizeram presentes no setor imobiliário em Alagoas foi a de manter a segurança de seus colaboradores. Por isso, a fim de proteger os trabalhadores da construção civil e ainda conseguir manter a viabilidade econômica do setor, diversas táticas de segurança foram acionadas pelas empresas da área.

Atualmente, depois da divulgação do resultado de um levantamento de dados feito entre os meses de abril e dezembro de 2020, pôde-se constatar que as ações de prevenção proporcionaram bons resultados. Para verificar essa afirmação, basta conferir as informações trazidas abaixo. 

Resultado do levantamento

De acordo com os dados levantados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), durante o ano de 2020, nenhum trabalhador da construção civil morreu de Covid-19, no estado. O levantamento, que foi feito com 5.143 trabalhadores distribuídos em 65 canteiros de obras, mostra o resultado das medidas de segurança tomadas pelas empresas do setor para com os seus colaboradores. 

Para se ter uma ideia, dentro desse grupo de trabalhadores, apenas 4,86% testaram positivo para a Covid-19. Um número que pode ser tido como baixo quando se considera o alto índice de transmissão do vírus. 

Medidas preventivas

Entre as táticas utilizadas para proteger os colaboradores, as campanhas de conscientização realizadas pelas empresas também receberam seu devido mérito. Junto às medidas de segurança tomadas, foram elas as responsáveis por gerar uma conscientização coletiva da gravidade do cenário e da consequente necessidade de cuidados. 

Com relação aos protocolos de segurança, que visavam impedir a contaminação no ambiente de trabalho, manter o rigor foi essencial. 

Por isso, além da disponibilização de álcool em gel e máscaras para os trabalhadores, foram feitas aferições regulares de temperatura, instalação de mais pias para a higienização das mãos e alternância de grupos nos turnos de refeitório e de entrada. 

Juntos, esses cuidados foram responsáveis por diminuir o risco de contaminação e preservar a saúde e a vida dos colaboradores. 

Satisfação com o resultado

Em uma entrevista concedida ao Gazetaweb, o presidente da Ademi-AL, Jubson Uchôa, considerou que a ausência de mortes entre os colaboradores do setor é um fato que deve ser comemorado. Uma vitória que se relaciona diretamente com as práticas de segurança implementadas no meio. 

Ainda sobre o levantamento, também é válido mencionar que foram consideradas 30 construtoras diferentes, mostrando que os cuidados foram respeitados dentro de toda a área da construção civil em Alagoas, ou ao menos em sua maioria. 

Judson Uchôa afirmou também que os resultados mostrados ressaltam a importância dos cuidados preventivos não só para garantir a saúde de todos, mas também para permitir a viabilidade econômica do setor imobiliário. Uma conquista. 

Deseja ler mais textos relacionados ao setor imobiliário? Então clique aqui! Através do nosso blog você poderá acompanhar diversas dicas e informações sobre imóveis.

Conteúdo relacionado