Tecnologia no mercado imobiliário: descubra como aplicar

Tecnologia no mercado imobiliário: entenda como ela valoriza os imóveis

Não é novidade que as inovações tecnológicas são parte fundamental do nosso dia a dia. Mas é importante ressaltar que não é só nas telecomunicações que elas podem trazer mais praticidade. Hoje em dia, a tecnologia no mercado imobiliário é um aspecto que leva à valorização e, por isso, você precisa ficar de olho nas possibilidades de investir em empreendimentos com aparatos tecnológicos em sua estrutura. 

Abaixo, explicamos as vantagens de apostar na tecnologia para seus imóveis e apresentamos algumas possibilidades para você investir. Confira!

 

Mais segurança

Com o crescimento da violência urbana, um fator que muitas vezes é decisivo na hora de comprar ou alugar um imóvel é a segurança proporcionada. Nesse sentido, as pessoas avaliam não somente questões como a vizinhança, mas também o que a estrutura do imóvel oferece para torná-lo mais seguro.

Além da tradicional cerca elétrica, alguns itens de segurança que podem ser úteis nesse quesito são as fechaduras digitais, que permitem maior controle ao interior das casas, assim como os portões automáticos. Câmeras de segurança e portaria remota são outros diferenciais nos quais se pode investir para evitar invasões.

 

Economia de recursos

Diante da preocupação crescente com a preservação ambiental, entra em cena a necessidade de usar recursos naturais de forma responsável e sustentável. Por isso, hoje em dia as tecnologias que permitem economizar água ou energia elétrica são coisas que fazem a diferença na hora de escolher um imóvel.

Para os condomínios, é comum apostar no uso de sensores de presença nas áreas de circulação. Isso ajuda a diminuir o custo com energia elétrica, já que as lâmpadas permanecem acesas por menos tempo. Outra tecnologia que também pode ser aplicada nesse sentido são os painéis fotovoltaicos para captar a energia solar, que pode ser usada em áreas determinadas do imóvel.

Para diminuir o consumo de água, ainda é possível investir em mecanismos de reutilização de água. Assim, a água do banho pode ser redirecionada para regar jardins ou para utilizar na descarga dos sanitários.

 

Praticidade e comodidade

Além de segurança e economia, as tecnologias também podem ser levadas para os imóveis com o objetivo de prover mais praticidade e comodidade para os moradores. Nesse aspecto, a automação é, com certeza, o exemplo mais relevante e mais inovador.

Ela é a responsável pelas chamadas “casas inteligentes”, que podem responder a comandos de voz ou a controle remoto para realizar ações. Assim, coisas como abrir a porta, ligar a luz, dar play em uma música ou ajustar a temperatura do ar condicionado podem ser realizadas de forma automatizada, levando mais conforto para as pessoas.

Como você acabou de ver, investir em inovação é um imperativo se você pretende valorizar seus imóveis. Com isso, eles ganham um diferencial em relação às outras opções do mercado e têm mais chance de conquistar a preferência da clientela. 

Depois de entender a importância da tecnologia no mercado imobiliário e descobrir como pode inovar em seus imóveis, o que acha de ficar por dentro de mais novidades sobre o setor? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos!

 

Conteúdo relacionado