O que é a arquitetura de imóveis?

Arquitetura de imóveis: como interfere na valorização do empreendimento?

Você já deve saber que os arquitetos estão entre os trabalhadores que fazem parte do projeto de um empreendimento imobiliário. No entanto, poucas pessoas sabem quais são as atribuições desse profissional e como a arquitetura de imóveis é fundamental para a valorização no mercado.

Para que você aprenda mais sobre o assunto, continue lendo nosso post e entenda qual o papel do arquiteto e por que é fundamental investir na contratação deles!

 

O que faz um arquiteto?

Enquanto os engenheiros se ocupam de questões técnicas, como a euiteturscolha dos materiais que permitem a viabilização dos projetos, os arquitetos ficam responsáveis especialmente pela primeira etapa, que é o desenho das plantas. 

Este desenho deve ser feito de modo que utilização dos espaços seja a mais racional possível, considerando as funções dos cômodos e tamanho de móveis, por exemplo. Além disso, eles também se preocupam com questões estéticas, fator que é um diferencial no mercado imobiliário.

Dessa forma, arquitetos são responsáveis por calcular o tamanho e a posição dos cômodos, prevendo a localização das instalações elétricas e hidráulicas. Eles ainda planejam a colocação de portas e janelas, de modo que se aproveite da melhor forma possível recursos como o vento e a iluminação natural. 

 

Quais as vantagens da arquitetura de imóveis?

Acima, nós mostramos algumas funções que o arquiteto desempenha no planejamento de um empreendimento e já ficou clara a importância desse profissional. Para que você entenda de forma mais prática como essas funções se refletem no valor do imóvel, confira abaixo algumas vantagens que a arquitetura traz!

 

Inovação

Um imperativo para qualquer arquiteto é se manter atualizado sobre o lançamento de tecnologias e materiais que podem ser incorporados aos seus projetos. Dessa forma, permite-se criar empreendimentos atualizados com o que há de melhor no mercado.

 

Conforto

Como mostramos acima, o trabalho do arquiteto envolve o desenho dos espaços e o posicionamento de portas e janelas de forma racional. Assim, é possível entregar aos futuros moradores imóveis agradáveis e funcionais, fáceis de navegar e com cômodos capazes de comportar suas necessidades. 

Além disso, o bom planejamento das aberturas permite aproveitar correntes de vento e iluminação solar de forma otimizada, aumentando o conforto e diminuindo custos com energia elétrica.

 

Beleza

Ainda que seja uma preocupação secundária na hora de escolher um imóvel, ter cômodos decorados é um diferencial que salta aos olhos na hora da visita. Vale ressaltar também que a arquitetura alia beleza a materiais de qualidade, com o objetivo de proporcionar maior durabilidade e segurança aos moradores.

Com isso, vemos que as tarefas desempenhadas pelo arquiteto são fundamentais para que seu empreendimento comporte bem os moradores, seja confortável e tenha os cômodos distribuídos da melhor forma possível. Todas essas questões fazem a diferença na hora que você procura um imóvel para comprar ou alugar.

E agora que você já descobriu o papel da arquitetura de imóveis na valorização de um empreendimento, que tal dividir essas informações com seus amigos? Compartilhe nosso post nas redes sociais!

Conteúdo relacionado