incc o que é

INCC: saiba mais sobre o imposto e quando é preciso pagá-lo

Antes de financiar um imóvel, é fundamental se informar sobre as taxas que incidem sobre a transação para entender como é composto o valor das parcelas, já que elas variam ao longo do tempo. O Índice Nacional do Custo de Construção (INCC), por exemplo, é uma tarifa que pode estar inclusa nos seus débitos.

Logo, você deve entender como ela funciona para se planejar e evitar apertos financeiros. Para te ajudar, preparamos este post explicando tudo o que você precisa saber sobre o INCC. Confira!

 

O que é o INCC?

Como você já deve saber, os preços dos materiais de construção variam ao longo do tempo. Com isso, as despesas para levantar um prédio podem ser elevadas ou sofrer diminuição. É por causa disso que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) calcula mensalmente o INCC, que permite visualizar o percentual de variação ao longo dos meses do ano.

Primeiramente, para calculá-lo, os pesquisadores da FGV fazem uma extensa pesquisa de mercado em sete capitais brasileiras, averiguando os preços de materiais, equipamentos, mão de obra e outros itens que são indispensáveis à construção civil. Assim, é possível estabelecer um comparativo com o mês anterior e identificar se houve aumento ou queda.

Para as construtoras, acompanhar o INCC é fundamental para não ficar no prejuízo. Portanto, ele é uma taxa que incide apenas sobre imóveis que ainda estão em construção. Logo, se você pretende comprar um apartamento que ainda não foi entregue, fique de olho no cálculo!

 

IGP-M: entenda como o imposto é calculado e como ele impacta a compra de um imóvel

 

Como esse imposto é incorporado às parcelas?

Não é novidade que comprar um imóvel na planta é mais barato do que adquirir um que já esteja pronto. No entanto, as pessoas tendem a relacionar essa diferença de preço apenas à demora para receber as chaves. 

De fato, o prazo de entrega pesa sobre o valor, mas ainda existe um outro fator do qual pouco se fala: comprando um imóvel em construção, você atua como financiador da obra, já que a construtora depende, em grande parte, do recebimento das parcelas para comprar materiais e pagar o pessoal. 

Como mostramos acima, esses custos variam ao longo do tempo, o que impede que a construtora preveja o gasto total para estabelecer parcelas fixas. É aí que entra em cena o INCC, que funciona como um reajuste mensal do saldo devedor de acordo com a variação nas despesas da construção.

Nesse sentido, a cobrança do INCC incide sobre a dívida restante, facilmente calculada multiplicando o valor fixo da sua parcela pela quantidade de meses que restam. Sobre o resultado, basta multiplicar a taxa obtida pela FGV e você descobrirá o preço do INCC a ser pago no mês corrente.

 

Exemplificando:

  1. valor fixo da parcela x quantidade de meses restantes
  2. resultado da primeira conta x taxa do INCC vigente

     = valor do INCC que você pagará naquele mês

 

Assim, com as informações acima, você sabe tudo o que é importante sobre o INCC e tem condições de fazer um planejamento mais cuidadoso. Isso, claro, levando em conta as variações que a tarifa pode causar nas parcelas do seu financiamento.

Depois de descobrir como é calculado o INCC e como ele pode influenciar no preço de seu imóvel, que tal ficar por dentro de mais informações importantes sobre o mercado imobiliário? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada!

Conteúdo relacionado