mercado imobiliário pós pandemia

Mercado imobiliário pós pandemia: quais são as projeções?

Em 2020 fomos surpreendidos pela Covid-19, doença que afetou praticamente todos os setores econômicos. Afinal, foi preciso parar grande parte das atividades temporariamente. Para o setor de imóveis não foi diferente: o cenário difícil faz pairar sobre a mente dos investidores o questionamento de como ficará o mercado imobiliário pós-pandemia.

Para ajudar a organizar as ideias e ajudar a tomar decisões, fizemos este post falando sobre as projeções que os economistas estão fazendo para o setor. Confira!

 

Como o setor foi afetado?

Como já falamos acima, praticamente todos os setores da economia sentiram os impactos da pandemia, seja em maior ou menor grau. O comércio, por exemplo, precisou fechar suas portas e teve de reinventar suas formas de vender para manter a receita. Muitos partiram para o e-commerce ou para as entregas em domicílio.

Neste momento de retomada econômica é perfeitamente possível ser otimista e ver boas possibilidades para o futuro. Afinal, o fim da pandemia pode trazer novas oportunidades, como veremos mais abaixo.

 

Quais são as projeções do mercado mobiliário pós pandemia?

Os efeitos da pandemia trouxeram variações no setor imobiliário, mas os economistas mostram que o cenário é positivo. Afinal, a aposta é de que esta pode ser a melhor hora para quem pode e quer fazer investimentos a longo prazo.

Falamos isso porque estamos vivendo no Brasil o momento em que a taxa Selic atingiu o menor percentual da história: apenas 2%. Dessa forma, é correto afirmar que o cenário é favorável para quem quer investir em imóveis, já que os preços e as taxas de juros tendem a despencar. Isso facilita – e muito – a aquisição de propriedades à vista ou a prazo.

Além disso, pesquisadores mostram que a pandemia mudou o modo como as pessoas se relacionam com suas casas. Com o isolamento social e a necessidade de aderir ao modelo de home office, muitos trabalhadores tomaram consciência da importância de contar com espaços mais amplos e confortáveis.

Essa percepção pode, no futuro, se transformar em oportunidade de negócio para venda e aluguel. Sendo assim, é possível aproveitar as oportunidades para garantir as chaves de sua propriedade agora. Além disso, você também pode aguardar a valorização do mercado para começar a ter seus rendimentos.

Como acabamos de mostrar, investir no ramo imobiliário continua sendo um bom negócio. Afinal, as previsões mostram que o setor deve ser reaquecido com o fim da pandemia. Com as taxas bancárias em queda, este momento se torna ainda mais promissor para quem tem aquele dinheiro guardado e estava esperando uma oportunidade para investir. 

E agora que você já sabe que as previsões para o mercado imobiliário pós-pandemia são positivas, que tal considerar aproveitar o momento para investir em imóveis para alugar? Fique de olho nas ofertas do nosso Festival de Imóveis Online clicando aqui!

Conteúdo relacionado