Conheça 4 taxas que incidem sobre a compra de um imóvel
A compra de um imóvel pode ser a concretização do seu sonho, mas, como todos os bônus, tem seus ônus. Você terá a segurança de ter um espaço só seu para morar ou montar seu negócio, ou quem sabe os dois, mas precisará arcar com os custos dessa empreitada.
Pensando em você que está prestes a dar o primeiro passo na compra de um imóvel, preparamos esse material apresentando as 4 principais taxas que acompanham esse momento. Quer saber quais são? Então, fique aqui e saiba para que serve cada uma delas e como elas funcionam!
1. Escritura Pública
A escritura pública é um documento indispensável para você que vai comprar um imóvel. Com ela, tem-se uma prova de que houve a transferência do imóvel do proprietário anterior para você. Assim você ficará seguro diante de qualquer necessidade de comprovar a titularidade de posse.
Contudo, a escritura pública só existe quando a compra de um imóvel é realizada à vista. Quando a compra é feita por meio de um financiamento, o contrato com o banco corresponde ao que a escritura representa na compra à vista. Para obter a escritura pública, você precisa pagar uma taxa notarial, um valor tabelado que varia de acordo com o imóvel em questão.
2. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
Ao comprar um imóvel, não dá para escapar dele: o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, conhecido como ITBI. Devido à prefeitura da cidade onde fica o imóvel, ele é pago no momento em que você realiza a venda e compra do imóvel.
Como os demais impostos, o ITBI varia de uma cidade para a outra, bastando você procurar junto ao município saber qual a porcentagem da sua região. Sem ele, não é possível emitir o documento e pagar a próxima taxa da compra de um imóvel sobre a qual vamos falar.
3. Registro de imóvel
É obrigatório realizar o registro do imóvel, a fim de registrar que é o dono do imóvel ou se essa titularidade está sendo transferida para outra pessoa. O registro de imóveis é feito no Cartório de Registro de Imóveis, mesmo local da escritura pública e do contrato de financiamento de imóveis.
Sem um desses documentos e sem o ITBI, você não poderá efetuar a compra. Vale ressaltar que a taxa de registro de imóveis tem valor variável de acordo com o estado onde ele está localizado, basta consultar o governo estadual correspondente para descobrir o valor para o seu bem.
4. Avaliação bancária
Falar da compra de um imóvel financiado é falar dessa taxa: a da avaliação bancária. Um valor que pode chegar a até 5 mil reais de acordo com o banco responsável pelo crédito do financiamento. É importante contar com ela, pois o seu pagamento precisa ser feito à vista quando você dá entrada no financiamento.
Por meio do pagamento, o banco realizará uma vistoria no seu imóvel, bem como fará uma revisão dos documentos antes de liberar a compra de um imóvel. Quer tomar decisões melhores antes de investir no ramo imobiliário? Acompanhe nosso Instagram clicando aqui!