Como comprar um imóvel na planta com segurança?
Quando se tem tempo de sobra ou um orçamento mais modesto, comprar um imóvel na planta pode ser o caminho. As vantagens são inúmeras, a começar pelos descontos oferecidos pelas construtoras para que você garanta o seu imóvel com antecedência.
Esse tipo de compra exige confiança e, se você não quer se arrepender de escolher um imóvel na planta, é hora de saber os cuidados que deve ter com esse investimento. Não faz ideia de por onde deve começar? Então, leia até o final e saia daqui um expert na aquisição de imóveis com segurança!
Saiba de quem vai comprar
Para quem vai comprar um imóvel na planta, checar os antecedentes de quem está vendendo é fundamental. Em primeiro lugar, não feche negócio com ninguém sem saber se o que estão oferecendo existe ou virá a existir dentro do prazo prometido.
Existir e atuar no mercado imobiliário também não é garantia de que o imóvel na planta vai sair. Procure outras pessoas que tenham adquirido os produtos da construtora para ter certeza de que ela age de acordo com a lei. Cumprir os combinados e entregar o que promete também é fundamental. Afinal, essa é a compra de uma ideia, não de um bem já finalizado.
Duvide de grandes ofertas
À primeira vista, pode parecer um grande negócio. Uma entrada pequena, parcelas singelas e quase simbólicas. Nas entrelinhas, a conta vai ser cobrada no final e você pode ser pego de surpresa pelos reajustes na compra do seu imóvel.
Se você preza o seu equilíbrio financeiro, planejamento econômico e honradez dos seus débitos, leia com atenção os contratos que lhe oferecem antes de assinar. Se preciso, na hora de buscar um imóvel na planta, procure um advogado ou corretor para lhe auxiliar. O barato de hoje pode sair caro num futuro próximo!
Conheça o local da obra
Como diz o ditado popular: “é ver para crer”. Nada melhor do que ir ver pessoalmente a quantas anda a obra do seu possível imóvel na planta. O terreno já foi demarcado? Como são os arredores? Você terá serviços de conveniência? Como é a vizinhança?
Perguntas que você só poderá saber sobre um imóvel na planta indo lá conferir de perto. Se estiver muito encantado com um projeto, vá com frequência antes de fechar negócio. A sua relação afetiva com a terra que será sua também é importante, além de ajudar a fiscalizar.
Verifique a documentação do projeto
Existem dois documentos fundamentais para um imóvel na planta. Um deles é primário, o alvará de construção liberado pela gestão municipal onde o imóvel está sendo construído. O outro é o Registro do Imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis também da cidade.
São esses documentos que oficializam a existência do imóvel na planta. São eles que vão impedir que atrasos aconteçam por falta de licenças de construção. Quer segurança para comprar? Peça a documentação. Se estiver em dia, é sinal verde para investir!
Analise as projeções
Quando a incorporadora ou construtora vende um imóvel na planta, ela vai lhe apresentar projeções, sejam plantas ou maquetes, do imóvel em questão. Não os ignore. Questione, registre, observe cada detalhe do espaço que você ocupará.
E quando for entregue, não deixe de comparar e questionar possíveis choques entre a expectativa e a realidade! Quer mais dicas para investir em imóveis com segurança? Leia o nosso blog clicando aqui!