Dia do corretor de imóveis: 5 atribuições desse profissional
Em 27 de agosto celebramos o Dia do Corretor de Imóveis no Brasil. A profissão surgiu por aqui no início do século XX com o desenvolvimento das cidades, o crescimento urbano e o aumento do número de imóveis construídos nesse período, em especial nos governos do presidente Getúlio Vargas.
O Dia do Corretor de Imóveis foi instituído no dia 27 de agosto de 1962, quando, após muita luta da classe trabalhadora, a profissão foi regulamentada na Lei nº 4.116/62, hoje revogada e substituída pelo Decreto nº 6.530/2008. Para celebrar, relembramos as atribuições da categoria previstas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Governo Federal.
1. Intermediar negócios
Parte fundamental para definir se um cliente terá condições de entrar no páreo dos negócios, o corretor de imóveis deve ajudar ambas as partes a chegarem à definição de valores. Ciente de quanto o seu imóvel vale, o proprietário não aceitará valores injustos. Já o comprador saberá se cabe ou não no orçamento dele.
Assim, celebramos o Dia do Corretor de Imóveis porque eles são os responsáveis por intermediar uma relação de interesses diversos. As propostas da transação são elaboradas por ele e, assim, o corretor de imóveis consegue aproximar as partes para uma conclusão satisfatória para todos.
2. Orientar clientes antes das transações
Imagine chegar a uma cidade nova, a passeio ou a trabalho, pegar um carro e começar a vagar pelas ruas sem um mapa, aplicativo de navegação ou GPS. Assim poderiam ser as transações imobiliárias sem a figura do corretor de imóveis.
No entanto, esses profissionais existem para entrevistar e orientar clientes sobre todos os trâmites de uma compra ou venda imobiliária. São eles que sabem qual a documentação necessária, os prazos e detalhes burocráticos para que tudo dê certo para você, além de orientar sobre a melhor localização e o melhor tipo de imóvel!
3. Pesquisar mercados
Quando você não sabe o que fazer com um bem imobiliário parado ou está em busca de um novo imóvel, quem você vai chamar? Ele mesmo, o corretor de imóveis! Mas já parou para pensar como eles sabem tanto e parecem ter todas as informações na ponta da língua?
Sendo assim, destacamos também uma atribuição que envolve o trabalho que você não vê ser feito diante de você. Pesquisar sobre o mercado, levar em conta todas as situações e possibilidades de negócios é papel desse profissional.
4. Assessorar clientes após as transações
Ao comprar um novo computador, você sabe que pode contar com a garantia de fábrica ou da loja em que comprou para lidar com problemas que só descobriu depois da compra. E depois de comprar ou vender um imóvel, com quem você poderá contar?
Sim, o corretor é um profissional tão completo que é responsável por assessorar os clientes após finalizar as transações. Vazamentos, problemas estruturais ou com o pagamento? Pergunte ao seu corretor de imóveis!
5. Analisar dados
Sejam informações sobre o imóvel ou sobre novidades no ramo da construção civil, parte das atribuições do corretor de imóveis é a análise de dados. Por meio de jornais, revistas, relatórios de consultorias e órgãos especializados, esse profissional vai saber como traçar a melhor proposta e o melhor negócio para o seu perfil.
Depois de aprender, no Dia do Corretor de Imóveis, as 5 principais atribuições da profissão, você ficou com vontade de saber mais sobre o ramo? Então, continue no nosso blog clicando aqui e nos siga no Instagram!