financiar-um-imovel-sem-dar-entrada

É possível financiar um imóvel sem dar entrada? Entenda!

Realizar o sonho da casa própria ou do negócio próprio pode ser muito difícil e levar muito tempo. Afinal, poucas pessoas sabem que é possível financiar um imóvel sem dar entrada. Assim, você pode passar muitos anos até conseguir o valor integral da sua casa, apartamento ou ponto comercial à vista ou uma grande soma para dar de entrada.

Pensando em você que deseja financiar um imóvel sem dar entrada, seja porque a sua necessidade é urgente, ou porque não consegue juntar dinheiro, preparamos este texto. Quer saber tudo sobre esse formato de financiamento? Então, leia até o final e descubra de uma vez por todas se essa alternativa vale a pena para você ou se você deve buscar outro caminho.

Entendendo o financiamento

Quando falamos de financiamento imobiliário, primeiramente, devemos entender como ele funciona na prática. Trata-se de um tipo de empréstimo ou crédito concedido a um indivíduo para ser usado com fins habitacionais. Ou seja, ele deverá investir o valor na compra, na construção ou na reforma de um apartamento, casa ou ponto comercial.

De tal modo, o comprador terá o dinheiro para comprar o imóvel do proprietário integralmente, obterá o bem imóvel logo em seguida e ficará devendo à instituição financeira. Quando há o pagamento de um valor de entrada do próprio bolso do comprador, o valor das parcelas do financiamento é menor e as taxas de juros são menores. 

Preparativos para financiar um imóvel sem dar entrada

É considerado o melhor caminho para financiar um imóvel o pagamento de um valor de entrada. Contudo, nem sempre isso é possível, por uma série de fatores, desde condições financeiras de quem deseja comprar até a situação do mercado de financiamento, que pode estar com condições mais favoráveis ou desfavoráveis para oferecer crédito.

Ainda que você vá financiar um imóvel o valor de entrada, você precisará estar pronto financeiramente para arcar com os custos dessa empreitada. Afinal, você pode poupar o tempo que passaria juntando dinheiro para a entrada, mas pagará um preço alto nas parcelas. Seja mudando de emprego ou conseguindo uma renda extra, você precisa arcar com os débitos.

Como fazer o financiamento sem entrada?

Uma das alternativas para você conseguir financiar um imóvel é utilizar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como entrada. Para tanto, o FGTS, ou outros recursos financeiros, deve corresponder a 20% do valor do imóvel por meio do Sistema de Financiamento Habitacional (SFH).

Por meio do Programa Casa Verde e Amarela, você também pode financiar um imóvel sem entrada. A Caixa Econômica Federal é quem vai realizar o financiamento, desde que você se enquadre nas características socioeconômicas previstas pelas regras do programa. 

Para outras alternativas, você pode ir atrás de instituições financeiras da sua preferência para tentar uma negociação e obter uma linha de crédito generosa. Uma possibilidade similar é a negociação direta com as construtoras, num arranjo parecido com o do SFH, onde você deve ter um montante no FGTS equivalente a pelo menos 20% do valor do bem imóvel.

Vale a pena financiar um imóvel sem dar entrada?

Depende! Você consegue arcar com as parcelas mais altas, por mais tempo, com mais juros? Então, vá em frente! Financiar um imóvel sem dar entrada não será um problema para realizar o seu sonho da casa própria.

Você consegue esperar mais alguns anos, reduzir gastos, juntar e investir a sua poupança para dar entrada junto do financiamento? Então, não vale a pena colocar a carroça na frente dos bois e financiar um imóvel sem dar entrada.

Para mais dicas, conteúdos esclarecedores e informações sobre o mercado imobiliário, clique aqui agora mesmo para acessar o nosso blog!

Conteúdo relacionado