Terreno para construir.

Como escolher um bom terreno para construir? 8 dicas!

Quando se busca um terreno para construir a sua nova residência ou negócio, é preciso considerar diversos fatores. Condições naturais, geográficas e econômicas são alguns dos detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de escolher onde começar a sua fundação.

Pensando em você que sonha com a compra de um terreno para construir o seu imóvel, preparamos 8 dicas de informações relevantes antes da compra. Leia até o final e saia daqui preparado para fechar um ótimo negócio!

1. Ocupação da região

O que já existe ao redor do terreno para construir a sua empreitada? É uma região isolada? É uma região comercial? É uma região residencial? Saber o que já existe ou pode vir a existir no local pode ser o diferencial na hora de escolher o pedaço de terra ideal para os seus planos.

2. Vegetação

Ter árvores ao redor do seu terreno é uma grande alegria, pois garantirá ar puro e uma boa sombra. Porém, algumas espécies de vegetação precisam ser removidas, aumentando o custo de construção. Há também um maior risco de incêndio, necessidade de manutenção contínua e o bloqueio da vista do seu empreendimento.

3. Bairro

Como é o padrão de vida do bairro onde fica o terreno onde você pretende construir? Você não vai querer ter a casa mais cara da região, pois poderá chamar atenção indesejada. Escolha uma região que se adeque ao que você pretende construir no seu terreno e não que lhe deixe em uma situação delicada na vizinhança.

4. Energia, telecomunicações e saneamento

Existem postes levando luz, telefone, televisão a cabo, internet e tubulações para o fornecimento de água e saneamento básico? Você precisa ter certeza de que não vai precisar gastar mais ou lidar com problemas junto aos fornecedores desses serviços na hora de escolher o seu terreno.

5. Vista

Pode parecer bobagem, mas seja um imóvel para morar ou para abrir um negócio, você terá que encarar a vista ao redor. Por causa disso, vale considerar, ainda que não como ponto principal, mas como detalhe relevante, a visão que você e quem ocupar o imóvel terá no seu bom terreno.

6. Tipo de solo

Não adianta olhar tudo e não saber qual é o tipo de solo do seu terreno. Vale a pena consultar engenheiros de solo experientes antes de fazer a sua compra. Afinal, alguns tipos de solo são mais difíceis e tornam os custos de construção ainda mais elevados. Acima de tudo, é um cuidado com a segurança e a integridade da estrutura que será levantada.

7. Conveniências

Qual a distância entre o seu terreno e serviços essenciais? Quantos quilômetros você precisará percorrer para chegar ao que precisa no dia a dia? Ter várias opções convenientemente próximas geograficamente é um diferencial para escolher onde será realizada a edificação do seu sonho imobiliário.

8. Tráfego de veículos

O acesso ao seu terreno por vias automobilísticas é fundamental, mas você não vai querer morar num local onde o tráfego de veículos é um problema. Nem vai querer abrir um negócio que exija silêncio perto de uma estrada muito movimentada. Então, pense bem se o fluxo de carros não é um problema no seu terreno.

Quer mais dicas sobre como essa sobre a escolha de um bom terreno para construir? Acompanhe nossas redes sociais e o nosso blog

Conteúdo relacionado