Fundo de Investimento Imobiliário

Como funciona um fundo de investimento imobiliário?

Atualmente, a importância de investir tem se tornado conhecimento geral. Dessa maneira, seu dinheiro tem a chance de crescer de forma mais rápida do que acumulando juros em uma conta poupança. Entre as diversas maneiras de assumir essa empreitada, você pode optar por um Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Mas você sabe como ele funciona?

De forma simplificada, o seu dinheiro investido gera lucro, de forma proporcional ao seu investimento original mais juros percorridos, com o passar do tempo. Ou você pode comprar ações em uma empresa que, a partir daí, paga dividendos de forma regular para os investidores. Agora o seu dinheiro está gerando renda.

Mas quando você aposta em um Fundo de Investimento Imobiliário, o seu dinheiro é agrupado com as contribuições individuais das outras pessoas engajadas no mesmo empreendimento que você. Geralmente, esse empreendimento consiste de grandes propriedades e gera renda através da monetização dos imóveis, seja por aluguel ou pela revenda deles.

Não entendeu ainda? Então continue lendo que vamos explicar para você! 

O que é o Fundo de Investimento Imobiliário?

O Fundo de Investimento Imobiliário é uma forma de aplicação de renda coletiva que permite ao investidor concentrar seu capital em um portfólio gerador de renda composto de bens imobiliários, ao comprar unidades deles. 

Esses bens podem ser shoppings, conjuntos de espaços comerciais como escritórios em edifícios empresariais, hotéis, entre outros. Os imóveis são alugados com o objetivo de gerar renda para os compradores das unidades. O investimento é conjugado, considerando a contribuição pessoal de cada investidor do empreendimento.  

O Fundo de Investimento Imobiliário funciona de maneira similar aos fundos de investimento comuns, mas, em vez de investir de forma individual em um imóvel ou em alguma moeda digital, o FII é construído em formato coletivo, com foco principal em investir em propriedades de grande porte.

Como ele funciona?

Vamos considerar um cenário hipotético: você e dois amigos são entusiastas do mercado imobiliário. Vocês decidem alocar a renda extra que possuem em um fundo de investimento imobiliário, fazendo uma junção de capital e aplicando, por meio da compra, em um complexo de escritórios comerciais, visando à geração de lucro provindo do aluguel dessas propriedades.

Então, o Fundo de Investimento Imobiliário funciona, estruturalmente, da seguinte forma: o capital dos investidores é conjugado em um montante que será utilizado para comprar propriedades. Na próxima etapa, esses imóveis serão alugados para terceiros. O lucro gerado dessa transação será dividido, igualmente, entre todos os investidores.

Um lembrete importante! O lucro final será contabilizado após a dedução das taxas de manutenção das propriedades.

Por que ele é uma boa opção?

Considerando o tamanho do investimento, ele é classificado como um gerador de renda de médio a longo prazo, com retornos de alto nível e possibilidade aumentada de valorização dos imóveis. Ele também funciona como um diversificador de portfólio de investimento, diminuindo os riscos gerais e aumentando os lucros finais, com uma renda habitual.

Conta para a gente: você já sabia dessa modalidade de investimento? Ficou com alguma dúvida? Fala nos comentários e fique ligado nas nossas redes sociais!

Conteúdo relacionado