Síndico profissional

Entenda como funciona o trabalho de um síndico profissional

Por muitas vezes, as relações entre condôminos são conflituosas e cheias de armadilhas, tornando qualquer decisão tomada em assembleias polêmica, controversa e motivo de questionamento entre os moradores. Nesse cenário, um síndico profissional pode fazer toda a diferença.

Não apenas em condomínios com muitos entreveros, mas também em condomínios mais harmoniosos, a figura do síndico profissional pode ser salutar e ajudar a manter a paz por mais tempo entre todos. Quer saber quem é esse profissional e tudo atinente ao trabalho dele? Veja a seguir!

Definição

Primeiro, você precisa entender porque um síndico profissional é diferente de um síndico comum. O profissional vai atuar dentro dos condomínios, mas não será necessariamente um morador do condomínio em que atuar.

Ou seja, o síndico profissional tem as mesmas atribuições de um síndico comum, mas não tem relação de habitação e convivência enquanto vizinho dos demais moradores. São profissionais formais e podem atuar em mais de um condomínio.

Atribuições

Todas as atribuições que você esperaria de um síndico comum, morador do condomínio, você também pode e deve esperar de um síndico profissional! Servir de catalisador das vontades dos condôminos é só uma dessas funções.

Entre as tarefas de um síndico profissional se encontram, também, gerenciamento de relação com a possível administradora do condomínio, coordenar e selecionar colaboradores para a manutenção do condomínio e todas as atividades financeiras, além das tarefas relacionadas a manutenção do funcionamento dos serviços para os condôminos.

Contratação

A profissão do síndico profissional não é regulamentada, logo, não exige diploma acadêmico e não possui um valor fixo para remuneração. A contratação em si do profissional pode se dar por contrato como pessoa física ou pessoa jurídica.

Não podem ser síndicos profissionais algumas outras categorias profissionais, conforme a legislação brasileira: 

  • Grão-mestre da maçonaria;
  • Diretores de instituições de ensino de qualquer nível;
  • Magistrados, a exemplo de juízes, desembargadores ou ministros de tribunais superiores.

Contudo, o síndico profissional também não precisa ser exclusivo de um condomínio, então pode acumular a função em diversos locais. A sua contratação se dá por escolha em assembleia entre os condôminos, mesmo que ele não seja um morador.

Importância

Alguns cenários podem suscitar entre os condôminos e a administração do condomínio a necessidade de um síndico profissional, não sendo os casos de grave conflito os únicos, principais ou mais comuns motivadores dessa decisão.

Em alguns condomínios, nenhum dos moradores demonstra o interesse ou desejo de assumir o papel de gestão. Assim, a figura do síndico profissional se torna muito mais interessante para atuar no condomínio em questão.

Há os casos em que algum condômino se propõe a ser o síndico comum do condomínio em que mora, porém, na prática, se mostra ineficiente ou inapto para administrar sozinho toda a unidade condominial.

Seja qual for o caso, a figura do síndico profissional é a melhor solução para garantir que o seu condomínio esteja nas mãos habilidosas de quem vive para isso e tem experiência com esse labor.

Se você quer saber mais sobre o mundo imobiliário e outros assuntos voltados a condomínios, acompanhe as redes sociais de Ademi-AL e acesse o nosso blog para ler mais sobre temas correlatos.

Conteúdo relacionado