Investimentos imobiliários

Quais as melhores formas de investimentos imobiliários? Veja essas 3 dicas!

Os investimentos imobiliários são executados de maneiras relativamente fáceis. Você pode comprar um imóvel, mantê-lo em sua posse e deixá-lo valorizado por anos e até décadas. No entanto, existem outras formas de fazer seu dinheiro render a partir da compra de imóveis, opção que se torna cada vez mais atraente.  

Afinal, investir em propriedade te fornece a alternativa de possuir algo tangível. Concentrar fundos em ações é uma ótima opção de investimento, mas, no fim, bastante abstrata. Talvez seja mais interessante para você ter um patrimônio físico que você pode ver, visitar e melhorar, dependendo da sua necessidade.

E como sempre existe a necessidade de um lugar para morar, os imóveis tendem a manter e aumentar seu valor desde que a propriedade seja bem mantida, adequada tanto em documentação como em requisitos físicos.

Existe, também, uma certa flexibilidade em como você pode fazer investimentos imobiliários. Você conta com opções como alugar, subdividir, vender ou dar outro propósito para ele, oferecendo a oportunidade de adequação do investimento de acordo com fatores externos, como a economia.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre como pode funcionar essa modalidade de investimento, então fica uns minutos com a gente que vamos te explicar!

1. Propriedades de aluguel

Vamos começar com a maneira tradicional: comprar uma propriedade e alugá-la para inquilinos. Você pode comprar diversos tipos de imóveis, como uma casa, apartamento ou propriedade comercial. Dessa forma, é possível gerar renda passiva mensal e você também manterá a flexibilidade de usar ou vender o imóvel futuramente.

Para essa e todas as outras modalidades, alguns requisitos são indispensáveis: boa localização do imóvel, integridade e atrativos arquitetônicos e regulamentação legal em dia. Fique atento a esses critérios que farão toda a diferença no potencial financeiro do seu investimento!

2. Renovação de imóvel

Nessa opção, o comprador pode adquirir uma propriedade que necessita de renovações, realizar consertos e inserir atributos adicionais que irão valorizar o imóvel, possibilitando a venda por um valor mais alto do que o gasto inicial para adquiri-lo e consertá-lo. 

Essa alternativa é de curto prazo e a intenção é de realizar a venda assim que possível para repetir o processo com uma nova propriedade. É necessário ter uma visão de potencial refinada para encontrar imóveis que ofereçam capacidade de apreciação após reformas. 

Por exemplo, uma casa antiga em boa região e estrutura sólida pode ter a capacidade de se tornar um ótimo investimento após ser submetida a ações de melhoria. Analisar essas oportunidades do mercado imobiliário pode significar o aproveitamento de oportunidades únicas.

3. Compre na planta

Adquirir um imóvel na planta é uma opção extremamente atrativa para quem sonha em possuir sua casa própria. Mas, além disso, pelas características desse modo de compra, é também uma maneira de iniciar um investimento imobiliário.

Com a possibilidade de executar uma compra por valores mais acessíveis, essa alternativa permite a valorização do imóvel conforme a construção realizada avança, representando uma maneira interessante de investir.

Como todo investimento, os melhores são os que se alinham melhor com as suas necessidades. Pense sobre quanto tempo você pode alocar para essa empreitada e também quanto da sua renda mensal pode ser direcionada para isso.

Atenção especial com a localização, documentação e confiabilidade da construtora escolhida para te ajudar no processo são as dicas de ouro para toda modalidade de investimento imobiliário.

Gostou de nossas dicas para começar a apostar em investimentos imobiliários? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre o assunto!

Conteúdo relacionado