Conheça 4 tendências para o setor imobiliário em 2022

O ano de 2022 já começou com novidades no setor imobiliário! Com inovações tecnológicas, mudanças na economia e transformações devido à pandemia de Covid-19, o mercado sofreu alguns impactos. Como consequência, já está nascendo um novo cenário para este ano.

A Ademi-AL está sempre atenta a essas novidades. E, para demonstrar isso, separamos a seguir 4 tendências que serão importantes para o setor durante os próximos meses. Explicamos quais são esses aspectos e como eles influenciam o mercado imobiliário. Continue a leitura e saiba mais!

1. Transformações tecnológicas

A cada ano, as transformações tecnológicas conseguem surpreender e preencher lacunas onde antes eram necessários serviços manuais e braçais, comprovando a velha teoria que a tecnologia viria para substituir alguns métodos tradicionais. E, sem dúvidas, neste ano de 2022, podemos contar com essa tendência como aliada para o setor imobiliário.

Isso porque, com as novidades e atualizações em serviços, como técnicas de automações, novos produtos, materiais mais sólidos e de qualidade, os novos empreendimentos poderão ser cada vez mais completos, entregando aos moradores mais acessibilidade e tranquilidade de vida.

Entre os serviços de comandos de voz e toque, que agora podem ser direcionados de qualquer lugar do mundo, a tecnologia vem como algo inevitável. Por isso, deve ser levada como um investimento a longo prazo, que lhe dará resultados e que vai dar destaque em relações a outros condomínios e empreendimentos. 

2. Alta da taxa Selic

Apesar da inconstância, começamos o ano de 2022 com a taxa Selic em alta. Responsável por determinar quais serão os juros do país, sua alta significa que as taxas de juros bancárias estarão mais caras, o que, por consequência, torna os empréstimos e financiamentos mais elevados. 

Do ponto de vista do setor imobiliário, como o meio anda em uma grande estabilidade, as consequências podem ser menores do que esperadas, já que a relação de compra e venda de apartamentos acaba sendo vista como algo necessário, e muitas vezes é feita através de um planejamento que já conta com esses imprevistos. 

O que pode acontecer é que, devido a essa alta, seja mais lento conseguir os custos de crédito para investidores. No entanto, as previsões indicam que essa taxa Selic deve diminuir a partir do meio do ano, com a estabilidade da economia. 

3. Novas estratégias de segurança

Em conjunto com as novas tecnologias, a segurança deve ser um dos aspectos de mais crescimento em 2022, não só em relação à proteção da vida, mas também quando falamos de estrutura de ambientes.

Materiais cada vez mais seguros e duráveis, novos tipos de blindagens em revestimentos, modelos de segurança de todos os tipos, além de formas de monitoramento completas 24h por dia. 

Essas são algumas das novas estratégias de segurança que serão aplicadas no mercado imobiliário neste ano, de maneira que o morador se sinta mais seguro e protegido dentro do ambiente residencial.  

4. Imóveis de alto padrão

Por fim, mas não menos importante, existe uma crescente procura por imóveis de alto padrão e que proporcionem aos moradores um serviço de moradia full. Ou seja, onde ele encontra dentro do condomínio tudo o que ele precisa.

Apesar de essa já ser uma tendência há alguns anos, as empresas estão em busca de mais opções de lazer e estratégias para alimentar essa lacuna e preencher os espaços residenciais com mais ambientes sustentáveis e acessíveis. 

Dessa forma, os condomínios não trazem somente ambientes de lazer, mas também espaços para prática de atividades físicas, para estudo e trabalho, entre outros.

O ano de 2022 será de diversas mudanças, mas a expectativa já é de crescimento e atualizações de mercado! E aí, já sabia dessas tendências? Se sim, qual delas você acha essencial para os empreendimentos? Fique de olho em nosso blog e não perca o que vem por aí! 

Conteúdo relacionado