Pets em apartamento: como criá-los e dicas de convivência

Os animais de estimação são grandes companheiros e fazem parte da vida de mais de 70% da população! No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades para ter pets no apartamento. Se é o seu caso, saiba que com organização, educação e paciência, esse pode ser um problema a ser resolvido.

Para que sua experiência seja tranquila e a vida com os bichinhos repleta de alegria, separamos a seguir alguns pontos importantes que podem auxiliar na hora de criar os animais. Você pode, inclusive, melhorar a convivência com os vizinhos do prédio.

Então, se você deseja saber como fazer essa mudança de estilo, é só continuar com a gente e conferir as orientações abaixo!

Atente-se às regras do seu condomínio

Um dos primeiros passos na hora de levar um pet para um condomínio é entender as regras ditadas sobre a vida dos animais no espaço. Em geral, os condomínios adotam a regulamentação padrão, mas também podem incluir termos personalizados.

Mas fique atento! Segundo o Art. 5º da Constituição Federal Brasileira, nenhum condomínio pode proibir a presença de pets no interior dos apartamentos.

Eles podem estabelecer apenas as regras sobre circulação, barulho e higiene na área externa do prédio. Então, entender as necessidades de cada animal e se ele terá uma vida confortável é muito importante.

Tenha uma boa relação com a vizinhança

Em seguida, conhecer os seus vizinhos e entender como é a rotina de forma geral dos frequentadores do condomínio pode ser um ponto positivo para uma convivência mais tranquila. 

Dessa forma, conheça os moradores que possuem pets, entenda o que não gostam e mantenha o bichinho ao seu redor. Essas podem ser alternativas que facilitam o diálogo e evitam confusões. 

Adapte o espaço para receber o pet

A suposição de que um pet só pode morar em apartamento se ele for grande ficou para trás. Hoje em dia, já existem diversos estudos que compreendem que não é o tamanho de um imóvel que afeta a rotina do animal, mas sim como ele será adaptado para as necessidades. 

Então, entenda como será a rotina do seu pet e adapte o seu apartamento para recebê-lo. Ficar atento sobre o que eles gostam mais, como sol e brinquedos, e posicioná-los de formas estratégicas são passos fundamentais para gastar a energia do animal e fazer com que ele se movimente e tenha locais específicos para cada momento, como o de brincar e o de dormir.

A proteção também não pode ficar de fora. Portanto, não abre mão de ter grades ou telas nas janelas e trancas em portas. Além disso, grades de separação de ambientes podem ser necessárias para manter o pet dentro do espaço adequado. 

Estabeleça um local para alimentação e higiene

A rotina também é uma disciplina indispensável na vida de um animal de estimação. Educar e manter um local específico para as necessidades do pet fará com que ele crie uma coordenação e entenda onde e como deverá agir em cada momento. 

Por exemplo, treinar seu animal para usar tapete higiênico ou caixa de areia influencia positivamente na vida do seu bichinho. Isso vale também para os momentos de alimentação e dormir, que são tópicos que afetam diretamente a saúde do pet.

Mantenha brinquedos à disposição

Alguns animais são mais preguiçosos, outros mais agitados, mas uma coisa há em comum: sempre haverá um momento que gostariam de brincar! Por isso, manter brinquedos à disposição dos pets é fundamental para entretê-los durante os momentos em que a atenção humana não estará 100%. 

Escolha brinquedos educativos, que ajudam a estimular a coordenação motora e a concentração, e também itens que podem ser bons para a saúde, como mordedores que sejam divertidos.

Crie uma rotina de passeio 

Por último, estimular caminhadas e passeios é uma ótima saída para a socialização dos pets. Assim, eles podem gastar energia, reconhecer ambientes e se acostumar com o condomínio, sem ficar confinados no apartamento. 

No mais, não esqueça de dar atenção e carinho ao seu pet, pois o amor será fundamental para uma relação saudável e cheia de alegrias!

Então, gostou das nossas dicas para os pets em apartamentos? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Lá você ficará por dentro de todas as nossas novidades.

Conteúdo relacionado