Descubra as percepções de moradia que surgiram com a pandemia

3 novas percepções de moradia que a pandemia trouxe consigo

Desde o ano passado, a pandemia de coronavírus exigiu que as pessoas se adaptassem a uma nova realidade. Com o decreto de quarentena nos Estados, os profissionais ficaram de “home office” e as crianças passaram a ter aulas exclusivamente online. Assim, foi necessário passar muito mais tempo do que o normal em casa, o que acarretou em novas percepções de moradia.

Com a necessidade de adaptar os espaços para trabalhar ou estudar, os consumidores elencaram novas prioridades em termos de imóveis. Além disso, o conforto passou a ser um item ainda mais importante. Por isso, o mercado imobiliário precisa se reinventar para atender às novas demandas.

Para entender quais são essas novas percepções de moradia e o que elas exigem do mercado, continue lendo este post! Abaixo, enumeramos 3 aspectos.

 

1. Ambientes amplos

Passando mais tempo em casa, muitas pessoas perceberam que vivem em espaços com tamanhos insuficientes para as suas necessidades, principalmente depois que precisaram adaptá-los para novas funções. 

Esses cômodos muito pequenos, por sua vez, podem causar a sensação de aperto ou até mesmo de claustrofobia. O problema se agrava ainda mais quando não se sabe fazer uma boa organização dos móveis e da decoração. 

Por isso, ambientes amplos se tornaram objeto de desejo de muitas famílias e as construtoras precisam atentar para isso. Nesse sentido, é válido ressaltar que há estratégias para dar a sensação de amplitude aos ambientes, como apostar em mais iluminação natural ou pé direito alto.

 

2. Cômodos multiuso

Nós sabemos que nem sempre é possível transformar um quarto em escritório ou sala de estudos para ter um ambiente exclusivo para atividades profissionais. Isso se torna uma realidade ainda mais distante quando falamos de famílias grandes, que precisam ocupar todos os cômodos da casa.

Por causa disso, a pandemia trouxe a necessidade de que os ambientes sejam mais versáteis para ganhar novas funções à medida que elas surgem. Assim, a sala de estar pode ganhar um espaço dedicado para equipamentos de trabalho. A varanda, por sua vez, pode virar uma brinquedoteca para quem tem crianças em casa ou mesmo uma extensão da cozinha, com mobiliário para fazer refeições em família.

 

3. Espaços ao ar livre

Segundo pesquisadores de diferentes áreas, passeios ao ar livre, próximos da natureza, trazem inúmeros benefícios para a saúde mental. É por isso que uma caminhada em um parque arborizado ou nos traz tanta leveza e a sensação de bem-estar. Com a pandemia, surgiu a necessidade de levar um pouco desses espaços naturais para casa.

Por causa disso, cresceu a procura por casas com quintal ou apartamentos com varanda, que já dão uma sensação de mais liberdade. Nesses espaços, os moradores têm a oportunidade de tomar banho de sol, praticar atividades físicas ou mesmo de aproveitar seu tempo de lazer.

Como acabamos de mostrar, os imóveis precisam se adaptar para desempenhar novas funções, além da simples moradia. Além disso, o mercado precisa investir em modelos de arquitetura que permitam a construção de casas e apartamentos mais funcionais e confortáveis para seus moradores, atendendo às necessidades de toda a família.

E agora que você já sabe quais são as novas percepções de moradia suscitadas pela pandemia, que tal descobrir as previsões para o mercado imobiliário em 2021? Leia nosso post!

Conteúdo relacionado