documentos-do-imovel-dicas

Documentos do imóvel: quais são necessários para avançar na compra?

Adquirir uma casa ou apartamento pode ser o sonho de muitas pessoas que querem sair do aluguel ou até mesmo começar uma vida mais independente. Quem tem esse sonho, porém, precisa ter os pés no chão para lidar com calma com as questões burocráticas envolvidas no processo, como a apresentação dos documentos do imóvel, e garantir um processo seguro de compra. 

Para ajudar nessa tarefa e garantir que você vai fazer um bom negócio, explicamos em nosso post a importância da documentação e quais são os documentos básicos que devem ser apresentados pelo vendedor. Confira!

 

Importância da documentação

Depois de fazer a pesquisa e encontrar o imóvel que atende às suas expectativas e necessidades, é hora de se informar sobre toda a papelada necessária para dar início ao processo de compra. Além disso, para garantir que ele corra da maneira mais rápida possível.

No entanto, apesar de exigir uma certa dedicação e paciência para lidar com a burocracia, esses documentos são fundamentais para que todos os envolvidos no negócio tenham mais segurança. Isso vale especialmente o comprador, que precisa ter a certeza de que o imóvel está regularizado para evitar contratempos futuros. 

Quando há irregularidades no meio desse processo, é muito comum que surjam dores de cabeça, como dívidas desconhecidas, débitos com o condomínio ou até mesmo herdeiros que se recusam a abrir mão. Tudo isso pode atrasar ou até mesmo invalidar a sua compra, gerando frustração. 

Todavia, se você não ter que passar por uma situação dessas, confira abaixo os documentos do vendedor e do imóvel que devem ser entregues.

 

Documentos do imóvel 

Oficialmente, o processo de compra e venda tem início com a entrega de papéis que apresentam a situação do imóvel. Eles comprovam a quem ele pertence atualmente e declaram que não há dívidas com a prefeitura ou com o condomínio. 

 

Confira abaixo quais são esses documentos:

  • Certidão atualizada de registro;
  • Certidão de ônus reais;
  • Comprovante de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas;
  • Declaração de quitação de obrigações condominiais.

 

Documentos do vendedor

Caso deseje vender um imóvel, é necessário que o vendedor apresente documentos atualizados referentes à sua situação civil e jurídica. Consequentemente, garante-se a licitude da transação e o comprador pode ter uma maior segurança ao investir seu dinheiro, já que se coíbe a prática de fraudes. 

Ademais, uma dica é contar com o apoio de um advogado ou de uma imobiliária que auxilie na análise dessa papelada para ter mais confiança ao fechar o negócio. 

Os documentos que devem ser apresentados pelo vendedor são: 

 

  • Documentos de identificação (RG e CPF);
  • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento, divórcio ou união estável);
  • Comprovação de adimplência;
  • Certidões negativas de tributos municipais, estaduais e federais;
  • Certidões negativas judiciais;
  • Certidão negativa de interdição, tutela ou curatela do vendedor, obtida nos cartórios de Registro Civil.

 

Como você acabou de ver, a compra e venda de um imóvel envolve uma extensa papelada. Além disso, que esquecer qualquer um desses documentos pode atrasar a finalização do processo. Porém, quem prestou bastante atenção ao nosso post tem todas as condições para entregar a documentação completa e garantir a escritura em pouco tempo!

Agora que você já sabe quais documentos do imóvel devem ser apresentados na hora da compra, que tal ficar por dentro de mais dicas sobre o ramo imobiliário? 

Conteúdo relacionado