pronto ou na planta - chaves em cima de planta baixa

Pronto ou na planta: qual desses tipos de imóveis escolher?

A compra de um imóvel engloba uma série de escolhas. Decidir se o ideal para você é pronto ou na planta é uma das principais, pois interfere no tempo de espera para se mudar, no preço que você pagará na unidade e em como esse pagamento será feito.

Se você tem dúvidas sobre as peculiaridades dos processos de compra de apartamentos prontos e na planta, fique com a gente! Listamos as principais características desses tipos de imóveis e as informações necessárias para avaliar qual deles mais se adequa ao seu perfil.

 

O que um apartamento pronto oferece?

A primeira característica – e mais óbvia – é o fato de você não precisar esperar o término da obra para poder se mudar. Isso porque um dos problemas que podem surgir na compra de apartamentos na planta são os eventuais atrasos na entrega.

Entretanto, é preciso mencionar que deve ser procurada empresas sólidas no mercado para evitar esse tipo de acontecimento imprevisto.

Outra característica dos apartamentos prontos é seu processo burocrático. Pelo fato de já estar pronto, ele pode acabar sendo mais simples porque não envolve promessas de compra e vendas prévias; tudo isso já será feito de forma definitiva. 

Ademais, é importante saber que não há possibilidade de financiar o valor total de um apartamento pronto. A entrada também tende a ser à vista, então você deve levar em conta uma taxa de, no mínimo, 10% do imóvel e o valor da documentação, que fica entre 3 e 5% do valor total da unidade. 

 

No que devo ficar atento?

O apartamento estar pronto não o torna isento de problemas. Afinal, dependendo do tempo de entrega do empreendimento, já pode ter tido tempo suficiente para acontecer falhas em encanamentos, mofos, infiltrações e outros percalços que podem ser invisíveis. Por isso, é importante também fazer uma vistoria no imóvel. 

 

O que um apartamento na planta oferece?

O mais interessante de um apartamento na planta é que absolutamente tudo será entregue novo e com cinco anos de garantia da construtora. Portanto, problemas pontuais serão cobertos por um bom período. 

Além disso, você consegue se programar para os gastos que terá antes e após a entrega. Afinal, empreendimentos costumam ser entregues com 36 meses após seu lançamento. Isso te dá tempo suficiente para pensar na mobília, se organizar financeiramente para gastos cartoriais e outras taxas adicionais.

Na maioria das vezes, são pagos 25% do valor total do imóvel durante o período de obras. Já em relação a entrada, o valor costuma ser dividido em parcelas trimestrais ou semestrais, intercaladas às mensais, dando ainda mais comodidade financeira ao cliente. 

A flexibilidade de customizar seu imóvel durante a construção é uma das características que mais pesam para a escolha. Afinal, diversas construtoras oferecem essa possibilidade e pode te fazer economizar muito com reformas posteriores.

 

No que devo estar atento?

O risco do atraso, como já mencionamos, é algo palpável. Entretanto, escolher construtoras de confiança e com histórico de entregas no prazo diminui significativamente esse possível problema. Porém, é importante frisar que atrasos contratuais podem ter até 180 dias e são assegurados por lei. 

 

Pronto ou na planta: qual escolher?

Depende de vários fatores. Você tem dinheiro em mãos para quitar o imóvel e tem pressa de se mudar? O apartamento pronto é o mais indicado. Se você deseja investir e começar a rentabilizar o quanto antes, essa também é a melhor opção. 

Por outro lado, se você não pode arcar com todas as despesas contratuais, pode esperar o imóvel ficar pronto e quer ter tempo de se programar financeiramente, o apartamento na planta é a escolha mais interessante. Para investidores que não podem pagar tudo de uma vez, também pode ser viável escolher esse modelo de compra.

Tirou suas dúvidas? Esperamos que sim! Independente do modelo de compra, um imóvel sempre é um bom negócio e garantia de retorno financeiro, pois é um bem que não sofre alterações de valor bruscas e possui baixo custo de manutenção. 

Se você gostou desse artigo, não deixe de acompanhar os outros que disponibilizamos em nosso blog! Ademais, se quiser mais informações sobre o mercado imobiliário e tirar dúvidas referentes ao processo de aquisição, não deixe de assinar nossa newsletter!

Conteúdo relacionado